(11)

(11)

Racks de Metal

Gostou? compartilhe!

Seja para armazenagem, transporte ou acondicionamento de peças entre etapas produtivas, os racks de metal se prestam perfeitamente à função no ambiente industrial. Importantes equipamentos do mobiliário fabril, são via de regra desenvolvidos de maneira que as peças sejam encaixadas exatamente da maneira necessária à sua manipulação, facilitando e otimizando os processos produtivos.

No entanto, mesmo tendo sido popularizados como “embalagens” construídas para acondicionar um modelo determinado de peça (tendo inclusive alguns a característica de “berços” para que não haja a possibilidade de danificação das mesmas, como comumente vemos no transporte de grandes peças de vidro), não se limitam a esta função.

Na categoria de Rack, pode-se enquadrar, por exemplo, todo e qualquer equipamento que seja desenvolvido para montagem em posição não pré-definida de outros equipamentos que necessitem serem operados simultaneamente, em conjunto ou não (um bom exemplo disso são os Racks para equipamentos de T.I. que se assemelham a armários sem prateleiras, ou de sonorização profissional).

Ainda pensando na funcionalidade, também se enquadram na categoria os grandes “cestos” industriais para transporte, estocagem e armazenamento de peças à granel, que não tem a necessidade de serem acomodadas de forma ordenada devido à sua natureza mais bruta, e que o simples “amontoar” não irá influenciar de forma negativa suas características e/ou funcionamento, ou ainda aplicação.

Notadamente, estas estruturas em forma de “cestos” também possuem como característica a possibilidade de empilhamento, o que auxilia em muito na logística tanto de movimentação quanto de estocagem de componentes.

Dependendo da técnica construtiva destas estruturas, geralmente planejadas para otimização total, alguns modelos apresentam a característica de poderem ser desmontados ou “dobrados”, reduzindo assim seu tamanho para privilegiar uma eventual necessidade de desativação momentânea.

Lembrando que devido ao dinamismo necessário no mundo corporativo, novas soluções e idéias despontam todos os dias para solucionar dificuldades pontuais que venham a surgir, sempre no intuito da melhoria contínua dos processos e na busca incessante da excelência em todos os níveis da cadeia produtiva da indústria nacional.